sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Estado de sitio, na Câmara de Valongo!!!


É com elevada preocupação que se assiste desde o momento da constituição do executivo Camarário de Valongo, a regulares “alterações estratégicas” da posse dos pelouros.

Senão veja-se,

1- a 28 de Outubro de 2005, tomam posse 4 Vereadores e o Presidente, eleitos pela lista apresentada pelo PSD às eleições;

2- logo a 3 de Abril de 2006, um dos Vereadores eleitos pelo PSD fica esvaziado de poder, ao ver-lhe retirados todos os pelouros que somente 5 meses antes lhe tinham sido entregues à confiança, levando à situação politicamente mais estranha, que é haver um vereador do PSD sem pelouro;
Na mesma altura, dois outros Vereadores, um dos quais o Vice-Presidente da Câmara, sentem-se eles próprios tentados a entregar os seus pelouros.
Desde então, e após esta mudança prematura no elenco, o Executivo, na medida do que lhe era possível, tinha vindo a governar sem muitos mais incidentes políticos.
Mas,

3- Ainda o mandato só vai a meio, quando já no início de 2008, 3 dos 5 Vereadores, votaram contra uma proposta do seu próprio executivo e ao lado do PS, numa questão que envolvia uma alteração pontual ao PDM.
Não, não foi engano, foi mesmo assim… Dos 5 Vereadores do PSD (um deles sem qualquer pelouro) só dois votaram favoravelmente a proposta da Câmara, deixando o Presidente da Câmara completamente isolado na votação.
Assim a coisa vai mal. Com um executivo que manifestamente não está a apoiar o seu Presidente, ou a culpa é do Presidente ou é da facção do executivo que o não apoia.

4- Pior fica o quadro quando o Presidente decide ontem, 25 de Fevereiro, retirar de uma só vez, 1 pelouro a cada um dos Vereadores.
Ou seja, numa tarde todos os Vereadores vêem as suas competências reduzidas a 2 pelouros, e na mesma contagem o Presidente acrescenta 3 pelouros aos que já possuia (Obras Públicas, Desporto e Planeamento).

Com tudo isto, a CMV vive na verdade um dos seus piores momentos desde os últimos anos.
Sem a maioria dos deputados na Assembleia Municipal, com uma liderança sem apoio e com uma Governação tripartida, fica realmente dificil poder passar-se a ideia que na Câmara se vivem momentos serenos, porque este não é o caso.

Fazemos votos, claro está, para que a situação se possa resolver rapidamente e que não ocorram episódios idênticos no futuro.

2 comentários:

henrique78 disse...

gostava de deixar aqui outra situaçao,A Camara de Valongo ,deixa e eu tenho provas, estabelecimentos funcionar sem qualquer alvara ou licença de porta aberta e nada faz para resolver estes assuntos.Eu tenho uma habitaçao por cima de um cafe e apresentei queixa a ja dois anos ,tenho comigo duas crianças a viver uma de dois anos e outras apenas com dias que acordam com o barulho deste .Mesmo sabendo desta situaçao o Presidente deste concelho nada faz.É a Camara de Valongo .Peço Desculpa nao me identifiquei tenho por nome Jose Henrique Magalhaes Carvalho e sou morador na rua das pereiras

JP VALONGO disse...

meu caro amigo agradeço o facto de nos contar mais uma história, se quiser que a situação seja avaliada mais seriamente eu pedia-lha que me envia-se um contacto para ruipcdias_inf@hotmail.com!!!

com os melhores cumprimentos