sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

As Palavras da Secretária-Geral!!



Senti-me tentada a falar um pouco da minha entrada na vida política e como isso influenciou os meus ideais.

O actual Presidente da JP de Valongo, Rui Oliveira Dias, é um jovem com garra e dinamismo. Tive o prazer de estudar e estagiar com ele. Rapidamente nos torna-mos grandes amigos e fomos desenvolvendo um carisma de ideias bastante interessante.

Num sábado como todos os outros o meu caro amigo, convida-me então a fazer parte da sua lista para a presidência da Juventude Popular do nosso Concelho. Não posso negar que fiquei admirada e ao mesmo tempo lisonjeada, pela confiança que deposita em mim.

Aceitei.

Apesar de me sentir um tanto “ peixe fora de água” senti-me capaz de corresponder ás suas expectativas.
E foi junto deste fantástico Jovem que deparei com um Portugal “podre” e aí sim vi que a JP precisava realmente de mim e de todo o meu apoio e credibilidade.
Ao deparar-me com uma situação de tamanha precariedade desta nossa nação era-me totalmente impossível ficar indiferente, negar-me á JP seria negar a mim mesma e a todos os jovens, não poderia de forma alguma deixar este governo continuar a pisar-nos como se não existisse-mos ou fazerem de nós COBAIAS das contínuas tentativas falhadas de colocar uma venda em nossos olhos ao tentarem demonstrar que existem condições para nós, mas meus caros, a verdade é que realmente NÂO HÀ.

Basta abrir o Jornal e teremos fácil acesso ás barbaridades que são implementados todos os dias. Como a extinção de cursos superiores, isto porque não existe Capacidade de mercado para garantir empregabilidade aos jovens qualificados e com formação superior.

Querem garantir aos pobres acesso á justiça, muito bem, e se aproveitassem e também garantissem uma subida das reformas aos idosos e uma ajuda nos medicamentos.

Portugal vai receber 37 carros “leopard” de fabrico Alemão, este é um dos modelos mais sofisticados e poderosos Carros de Combate do Mundo.
Será que é com isto que havemos de ter orgulho? A mim não me parece e a vocês?

Eu pergunto, isto para que nos vai servir? Para tapar os olhos á União Europeia?
Se alguém me der uma razão válida e bem fundamentada prometo voltar debruçar-me mais vezes sobre este assunto.

Temos Gondomar em evolução, vai ser criado o primeiro Hotel (***) seguido de um novo Shopping( Retail Gondomar). Isto é magnifico para passear ao domingo, não para comprar, mas somente para ver as montras, isto porque a população não tem poder de compra, os jovens estão sem trabalho, sem dinheiro e os reformados mal sobrevivem com as pequenas pensões que este Estado lhes dá mas continua-se a investir em Shoppings.

Deveriam investir na criação de boas condições para que a natalidade suba de forma a controlar o avançado estado de envelhecimento da nossa população. Por este andar ou trabalhamos até aos 90 anos e recebemos 20% da reforma ou então trabalhamos até aos 90 anos e não temos direito a reforma.
È por estas razões e muitas outras que eu como Secretária-Geral da Juventude Popular de Valongo, como cidadã deste pais, como contribuinte que sou, e como Jovem é que vos peço:

- Parem e Pensem se não formos nós Jovens com Força a Lutar contra estas tentativas de nos esmagarem contra a pobreza.

Ninguém o fará por nós.


Ajudem-nos a seguir em frente e a mostrar que existimos e que somos capazes de fazer melhor.

Conto Convosco


Mónica Alexandra

(Secretária-Geral da Juventude Popular de Valongo)

Sem comentários: