segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Um Concelho Histórico!!!


Valongo é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com cerca de 17 978 habitantes. É sede de um pequeno município no que concerne ao território com 72,99 km² de área, mas um dos maiores do país no que diz respeito à população, com mais de 90 000 habitantes (2004), subdividido em 5 freguesias.

O município é limitado a norte pelo município de Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia.

O concelho foi criado em 1836, por desmembramento do concelho da Maia e após ter sido transferida a Câmara Municipal, que estava em Alfena (mais precisamente na Codiceira.

Outros importantes pólos do município são a cidade de Ermesinde e a vila de Alfena, as duas freguesias mais populosas do concelho



Um pouco de história...


O povo das cinco freguesias que formam o concelho é um povo simples, trabalhador, simpático e corajoso nos momentos difíceis da história, como nas guerras, foi um povo que soube aproveitar o que a terra tinha para dar: as minas de lousa, a ardósia, o carvão...soube cultivar a terra fértil produzindo milho, feijão, batata e outros legumes, cultivou a videira e produziu vinho e cultivou o linho para fazer tecido com o qual costuravam as roupas. Soube também aproveitar a força das águas dos rios, para colocar a trabalhar os moinhos, que com as suas mós, moíam o grão e faziam a farinha.

Século V a.c - A Península Ibérica foi invadida por povos bárbaros. Muitos desses povos chegaram até à zona que é hoje Valongo. Os romanos, que já cá estavam a viver, procuraram defender as minas dos ataques e fizeram trincheiras na Serra da Sta.Justa. Só que os ataques eram muitos e eles para se salvarem fugiram para o vale, ao qual chamavam de "Vallis Longus" por o acharem longo.

1062 - Valongo já era uma freguesia e quem tomava conta desta terra eram, as freiras do Mosteiro de S.Bento, em Rio Tinto. A abadessa desse mosteiro era a D.Ermezenda Guterres.

1141 - O rei D.Afonso Henriques que foi o primeiro rei de Portugal, tornou Valongo um couto (terra que gozava de privilégios).
Século XVIII - Já havia muito comércio e as pessoas começaram a trabalhar na indústria do pão e da moagem e também nas minas de lousa.
Século XIX - Durante as Invasões francesas forneceu pão para a cidade do Porto. A Igreja Matriz de Valongo serviu de quartel para as tropas.

1837 - Valongo passa a ser uma Vila e sede de Concelho. Tudo melhora de dia para dia. Abriram-se caminhos e ruas, construíram-se escolas, inaugurou-se a estação dos comboios e pôs-se electricidade na vila. Na inauguração da estação esteve presente o Rei D. Luís, o que deixou todas as pessoas muito orgulhosas.

Sem comentários: