quarta-feira, 4 de junho de 2008

Deixem essa brincadeirinha, cara!!



DIGAM NÃO ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa!

Húmido sem 'H'?????? Facto sem 'C'???????

Afinal onde fica a etimologia das palavras?

A língua tão bem tratada por Camões nasceu em Portugal ou no Brasil?

Pois eu continuarei, orgulhosamente a escrever Humidade, Húmido, faCto, aCto, aCção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leiam e assinem, se concordarem. Se são portugueses e vos resta algum orgulho nacional preencham a petição Contra o acordo ortográfico.Ninguém tem que alterar a sua forma de escrever para que todos nos entendamos. Nem os portugueses, nem os guineenses, nem os brasileiros!

Cada um dos nossos povos lusófonos, tem evoluído e irá continuar a evoluir com as suas especificidades e influências e é na diversidade que nos identificamos como povos. Nenhum acordo me pode obrigar a escrever como os brasileiros nem vice-versa.

Um **FACTO** para mim não é um **FATO**!
Um **FATO** para mim não é um **TERNO**!
Um **ACTO** não serve para Atar: eu **ATO** cordéis!
Um **Verão** (estação do ano) não é a mesma coisa que eles **verão** (forma do verbo ver) que estão errados!Um **CÁGADO** não é um **CAGADO**!

Esta imbecilidade só é possível num país tão fraco, com políticos tão tolos e com um povo que tem exactamente o que merece devido ao seu desinteresse por tudo. Deixarem que o nosso maior património seja adulterado por interesses puramente económicos?!?!

Acham que os ingleses mudariam a sua escrita porque os americanos são mais? E os espanhóis com a América do Sul??? E a França mudaria a sua ortografia por imposição do Canadá? Será que continuaremos a comemorar o 5 de Outubro ou o 5 de outubro?

Tristes daqueles a quem isto não faz confusão. Acham que por haver este acordo os brasileiros vão saber o que é o pequeno-almoço? Será que irão começar a usar esta palavra em vez de café-da-manhã?´

E nós? Passaremos a dizer/escrever, por exemplo:

**Pedagio** em vez de **Portagem**?
**Quebra-molas** em vez de **Lombas**?
**Ônibus** em vez de **Autocarro**?
**Trem** em vez de **Comboio**?
**Esporte** em vez de **Desporto**?

Simplesmente ridículo!

Já agora e como nota de rodapé, fiquem a saber que vamos alterar 3 vezes mais palavras do Português para o Brasileiro do que o contrário! A escrita portuguesa vai ser completamente abrasileirada.

Não posso concordar apesar de até achar alguma graça ao modo deles falarem e de desejar que não vejam nesta posição nenhuma forma de descriminãção.Eu, podem ter a certeza que apesar de quererem acabar com o hífen, com as consoantes mudas ou com os acentos e porque tenho orgulho em ser português continuarei a usar tudo isso até ao fim dos meus dias, ou seja, continuarei a respeitar a gramática portuguesa como ela é hoje!

Cliquem no link: http://www.petitiononline.com/asdf54gf/petition-sign.html e assinem a petição, por favor!

2 comentários:

Anónimo disse...

A língua tão bem tratada por Camões nasceu em Portugal ou no Brasil?

Em nenhum dos dois lugares, o português é uma corruptela do latim que nasceu na Itália. Vocês não são donos da língua. Mas não se preocupe, assim como o português saiu do latim, o brasileiro está surgindo do português. Acredito que em menos de 50 anos a língua brasileira será uma língua totalmente independente da portuguesa e finalmente vocês portugueses poderam ficar isolados com sua xenofobia lingüistica. Isso é, se Portugal ainda existir daqui a 50 anos, coisa que eu duvido muito.

JP VALONGO disse...

meu caro amigo,
não existe xenofobia linguistica como o sr. diz!!
existe sim o respeito pelas origens, existe sim a ideia viva e constante de que quem descubriu o brasil há largas centenas de anos tinha sido um grande navegador português que voçês ja devem ter ouvido falar um tal de Pedro Alvares Cabral, mais um daqueles que foram descubrindo o Mundo!!!já reparei que o senhor nao deve ser português, então eu faço-lhe uma pergunta, qual era o seu estado de espirito ao constatar um acordo deste género, obrigando todos os brasileiros a abulir o portugues do brasil, para passar a utilizar o português de portugal???