segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Pão de Valongo!!



Durante muitos e muitos anos Valongo forneceu pão para muitas outras terras à sua volta. Os campos de cultivo eram férteis e os moinhos nos rios, com a força das águas, moíam o grão e faziam a farinha.O pão de que o povo se alimentava era de milho e de trigo e os pobres misturavam-lhe centeio para que o pão ficasse mais doce e agradável ao paladar.


Quase não havia uma casa que não tivesse forno para cozer pão, fazer biscoitos, regueifas e bolachas.Durante as Invasões Francesas era em Valongo que se fazia o pão que se comia no Porto. O general francês que comandava o exército inimigo, um homem chamado Molet, era grande apreciador desse pão.

Todos os dias, ao pequeno-almoço, não dispensava o saboroso pão. Em Valongo, os padeiros já sabiam que todos os dias o pão tinha que estar pronto à mesma hora e quando colocavam as cestas nas carroças que iam para o Porto diziam:

-Lá vai O pão para O Molete! (Como não sabiam falar francês, era assim que o chamavam.)A partir daí, os pãezinhos pequeninos de Valongo começaram a chamar-se "moletes"!

Sem comentários: